terça-feira, 9 de novembro de 2010

Encontros e Despedidas

A vida é a arte do encontro entre a alegria e a tristeza, entre o sorriso e a lágrima, entre o encontro e o desencontro, a vida é a arte do encontro e da despedida... E aqui estou eu, tentando entender qual é o impacto que isto ou aquilo têm sobre mim, tentando entender a rapidez com que nossas emoções nos dominam e nos levam a becos sem saída...Tudo começou a muito tempo atrás com a sensação de que o mundo dá voltas e as histórias se repetem.
Alguém tão distante no tempo e no espaço trouxe a minha memória recordações que sempre estiveram ali, mas estavam pálidas, quase invisíveis.
As recordações me mostraram que havia muito mais coisa guardada e esquecida lá do que eu poderia imaginar.
A vontade de chorar por tudo e por nada se encontraram.
E mais um ciclo, mais uma experiência e mais uma memória que tenho que guardar.

A vida é uma constante de proporcionalidade. Nós crescemos na proporção que amamos.
Na vida pessoas vêm e vão rapidamente. Nada é por acaso. O trem que chega é o mesmo trem da partida, a hora do encontro é também a hora da  despedida.
Melhor é partir sem ter planos, melhor é voltar quando tiver vontade.Tem gente que vem e quer voltar, tem gente que vai mas quer ficar, tem gente que veio só olhar, tem gente que vai pra nunca mais voltar.
Tem gente que entra na nossa vida, não sabemos o motivo da chegada, ela parte e não entendemos o porque.
Porquê?
O encontro nos ensina muito, a despedida também, mas o encontro é alegre e a despedida é triste.
A perda é a despedida mais dolorosa, ainda mais quando não se tem a oportunidade de se despedir. Gestos para fazer, palavras para falar, ações para cumprir, afeto para demonstrar. Tudo isso resumido a uma perda sem despedida, e que nos faz elaborar perguntas sem respostas e quando achamos que encontramos as respostas, elas se despedem de nós e dão lugar a novas perguntas.
Tudo é difícil.Encontrar alguém é difícil, se encontrar é difícil, encontrar qualquer coisa é difícil, despedir-se também...da vida, das pessoas, das coisas, das situações, dos encontros, do passado, do presente, do ontem do hoje do amanhã.
 Crescer porque?

Crescer é difícil.....
não pelo fato de termos de lidar com responsabilidades,
escolhas, sonhos, realidades...
mas sim, pelas perdas que sofremos neste caminho.
A vida simplesmente é um redemoinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário